Uma versão auditada do padrão de abstração de conta ERC-4337 da Ethereum Foundation está agora disponível na rede principal da Ethereum.
O padrão foi implementado por meio do contrato inteligente EntryPoint, que já está em execução há algumas semanas – e foi projetado para mudar a forma como os usuários interagem com os serviços de carteira.
A maioria das carteiras existentes da Ethereum são contas de propriedade externa (EOA). A lista, que compõe a maioria das carteiras agora no ecossistema Ethereum, inclui provedores como MetaMask e imToken.
E se estende até mesmo a carteiras de hardware, como Ledger Nano, onde apenas uma chave controla uma conta – o que significa que, se sua chave for comprometida ou perdida, todos os tokens dentro da carteira também serão.
Com a abstração de contas, a ideia seria tornar a conta flexível para atender às necessidades dos usuários, de acordo com Yoav Weiss, um membro de segurança da Ethereum Foundation.
A fundação é uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar o desenvolvimento do ecossistema Ethereum, incluindo seu token nativo, ether (ETH).
“Para alguns usuários, isso pode significar simplesmente obter a experiência do usuário de um banco – onde alguém sempre pode ajudar a recuperar sua conta bancária, mesmo que você perca sua senha”, disse Weiss, autor da proposta ERC-4337, à Blockworks. “Para usuários mais sofisticados, isso pode significar adicionar mais controles ou recursos à sua conta.”
Um exemplo? Adicionando autenticação de dois fatores para gastar mais de $ 5.000 dólares, disse Weiss. A medida também permite que os usuários usem a assinatura criptográfica de sua preferência, além de autorizar transações com segurança por meio do celular.
Ao contrário dos EOAs, a abstração de contas permite que os usuários usem carteiras de contratos inteligentes com lógica de verificação arbitrária.
“Portanto, agora, os usuários não precisam pensar em escrever 12 palavras em um pedaço de papel, mas, em vez disso, podem adicionar e remover dispositivos e incluir opções de recuperação com um amigo ou advogado”, disse Weiss.